audi alteram partem - определение. Что такое audi alteram partem
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое audi alteram partem - определение

Princípio do Contraditório e da Ampla Defesa; Ampla defesa; Audi alteram partem; Audiatur et altera pars; Princípio do contraditório; Direito de defesa; Princípio do Contraditório; Princípio do contraditório e ampla defesa
  • Placa para a admoestação dos juízes na Câmara de Paz da Câmara Municipal de Münster (Vestfália)

Princípio do contraditório e da ampla defesa         
O principio do contraditório e da ampla defesa, em Direito processual, é um princípio jurídico fundamental do processo judicial moderno. Exprime a garantia de que ninguém pode sofrer os efeitos de uma sentença sem ter tido a possibilidade de ser parte do processo do qual esta provém, ou seja, sem ter tido a possibilidade de uma efetiva participação na formação da decisão judicial (direito de defesa).
Audi A5         
O Audi A5 é um carro produzido pela montadora alemã Audi desde 2007. É um quatro lugares com motor dianteiro longitudinal disponível com tração dianteira e nas quatro rodas.
Audi A6         
O A6 um modelo familiar médio-grande produzido pela Audi para rivalizar com Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5, Alfa Romeo 166, Jaguar S-Type, Lexus GS e Volvo S80.

Википедия

Princípio do contraditório e da ampla defesa

O principio do contraditório e da ampla defesa, em Direito processual, é um princípio jurídico fundamental do processo judicial moderno. Exprime a garantia de que ninguém pode sofrer os efeitos de uma sentença sem ter tido a possibilidade de ser parte do processo do qual esta provém, ou seja, sem ter tido a possibilidade de uma efetiva participação na formação da decisão judicial (direito de defesa). O princípio é derivado da frase latina Audi alteram partem (ou audiatur et altera pars), que significa "ouvir o outro lado", ou "deixar o outro lado ser ouvido bem".

Implica a necessidade de uma dualidade de partes que sustentam posições jurídicas opostas entre si, de modo que o tribunal encarregado de instruir o caso e proferir a sentença não assume nenhuma posição no litígio, limitando-se a julgar de maneira imparcial segundo as pretensões e alegações das partes.